04
set
09

Intercom – Jornalismo 2.0

Os trabalhos começaram no Intercom, para uma nova geração de Jornalistas.

A oficina “Imprensa 2.0: Teoria e prática para o jornalismo na era digital”abriu os trabalhos da  OFCOM (Oficinas Intercom de Divulgação Científica). A palestrante Thaís Naldoni propôs aos participantes, que vieram até Curitiba, a construção da notícia a partir do que se pode encontrar na rede mundial.

Cada vez mais o uso das novas tecnologias tem sido premissa para a produção de notícia e na internet encontra-se o maior potencial. Este caminho tem alargado fronteiras para a comunicação, ao mesmo tempo que diminui a distância física e geográfica. O termo “Imprensa 2.0” no título da palestra é referência à Web 2.0, conceito que fala da segunda geração de internautas e da partipação deles na rede com a troca de informações. “Na Internet nada é definitivo, este é um apenas um passo. Ainda falta muito para chegar em um ponto em que o internauta possa de fato participar”, afirma Thaís Naldoni, editora-executiva do Portal IMPRENSA, que tem seu conteúdo voltado para jornalistas.

A democratização e acessibilidade da Web permitem ainda que o expectador participe ativamente na construção da notícia. O ponto de partida desta oficina são as redes que permitem a interação imediata entre usuários desta rede, inclusive meios de comunicação e comunicadores. Com um material vasto da internet, Thais pediu para que grupos coletassem material de diferentes assuntos em redes sociais populares no Brasil como Twitter e Orkut.

 Jornalismo 2.0

O papel do jornalista é o de trabalhar o potencial da rede, captar a relevância e apurar os fatos para que o volume de informação não atrapalhe a imprensa. “Vai demorar para eu o usuário seja a figura principal, e talvez nunca seja, por que o principal é a notícia”, é a reflexão de Thaís. “Mas com as redes sociais, todo mundo é pauta.”

Sinta-se à vontade aqui, comente e indique o que  fazer no Intercom e na cidade de Curitiba.

Anúncios

0 Responses to “Intercom – Jornalismo 2.0”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Principais mensagens

coverblog

escolta alternaniva

Na telha

BlogBlogs

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs
Yoomp

StatCounter

free hit counters

%d blogueiros gostam disto: