30
jul
09

Ouvindo o novo (do) Arctic Monkeys

Depois das partes, o todo vazou. Neste momento, você já pode encontrar em hospedarias o novo trabalho do Arctic Monkeys, Humbug (Mentira).

Verdade.

arcticmonkeys_humbug

O disco começa com a faixa My Propeller e, de cara, percebemos a nova proposta defendida pelos seus integrantes em entrevistas desde o começo do ano. Sem muitos sustos: um disco mais “pesado”?.

Em linhas gerais, ainda estou confuso com o Arctic Monkeys mais maduro, no começo parece sério demais para ser bom, para depois você parar e pensar rápido em algo para desabafar. “Como o disco é bom” teria muitos pudores. A crítica que exaltou Favorite Worst Nightmare vai aclamar Humbug. E talvez ainda venham algumas comparações com o Last Shadow Puppets,  projeto paralelo de Alex Turner (vocalista).

É menos épico nos arranjos sem instrumentos de ópera, é o rock de cores sóbrias/sombrias que venho citar pela terceira vez neste ano – as outras foram Franz Ferdinand e Peter, Bjorn & John. No caso dos britânicos que estouraram no começo da década na internet com um rock que relembrava o que saia das garagens, mostra que eles já sabem trabalhar muito bem em estúdio. Toda a energia foi usada em tons graves de baixo bem contrastante com os saltos de distorções das guitarras, e às vezes um membro obscuro. “Algumas das canções são mais difíceis de tocar ao vivo, então colocamos uma pessoa para tocar tecado, outras partes de guitarra e coisa assim.” [Rolling Stone Br/34]

Mas tudo tornou-se mais excitante na segunda metade do Humbug. Destaques para “Dance Little Liar” e “Pretty Visitors”. É de se lembrar que o disco teve dois produtores: Josh Homme (Queens Of Stone Age) e James Ford (Similian Mobile Disco e Favorite Worst Nightmare). Foram várias sessões com cada produtor e dez músicas esclohidas no final, a maioria das gravações com Homme.

Fica a esperança para show no Brasil. Alguns boatos falam do festival Planeta Terra, Mett Helders (baterista) teria espaço na agenda para shows na América Latina para 2010.

Hoje, às 17h no horário de Brasília, 9 PM no GMT. A Arctic Monkeys transmite um show de lançamento do Humbug pela internet,  eles promtem apresentar as novas músicas ao vivo neste site. Fica aqui a tracklist do disco:

Na rua

01 My Propeller
02 Crying Lightning
03 Dangerous Animals
04 Secret Door
05 Potion Approaching
06 Fire and the Thud
07 Cornerstone
08 Dance Little Liar
09 Pretty Visitors
10 The Jeweller’s Hands

Anúncios

0 Responses to “Ouvindo o novo (do) Arctic Monkeys”



  1. Deixe um comentário

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Principais mensagens

coverblog

escolta alternaniva

Na telha

BlogBlogs

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs
Yoomp

StatCounter

free hit counters

%d blogueiros gostam disto: