30
jan
09

Rick Bonadio – Para transformar em ouro

Você já ouviu falar na lenda do Rei Midas, aquele que transformava tudo em ouro? Sim, o Brasil tem sua versão moderna e nacional para este conto. O produtor Rick Bonadio é verdadeiramente uma lenda na música pop brasileira e não nega seu poder, “Midas Studio” é o seu lucal de trabalho. Vamos relembrar essas histórias:

Rick Bonadio pode ser reconhecido pelo público brasileiro por ser o produtor dos reality shows, ele trabalhou nas duas edições do programa Popstars, do SBT, que formou os grupos Rouge e Br’Oz, e recentemente do Country Star, da Band, mas não julgue-o mal por isso, com certeza, ele não foi escolhido para ser jurado do programa por mero acaso ou falta de opções, lembre-se que o Liminha, tido por muitos como melhor produtor brasileiro, também estava neste barco. Voltando a Rick Bonadio…

Ele descobriu bandas como Mamonas Assasinas, que virou sucesso instantâneo e eterno, e Charlie Brown Jr., que continua na ativa. Já produziu CPM22, Fresno, Hateen, IRA!, NX Zero, Planta & Raiz, Titãs, Tihuana, Twistert, Ultraje a Rigor, e muitos outros, pelo Midas Studio já passaram mais de 95 bandas/grupos/cantores com quase todas as iniciais do alfabeto, na lista do site do estúdio só não tem gente com U e Y. Até os Smashing Pumpkins já passaram por lá.

Como diretor da Virgin no Brasil, de 1997 a 2003, ele participou diretamente do desenvolvimento, em solo nacional, de Backstreet Boys, Spice Girls, Britney Spears, Manu Chao, Lenny Kravitz, The Rolling Stones, etc. Hoje, dedica-se ao seu selo Arsenal Music, que tornou-se parte da Universal Music.

Com tantos nomes, minha introdução ficou gigante. Não é para menos, hoje o cara recebe cerca de 30 demos e mais de 40 links de bandas novas a procura de um toque de nosso Midas.

O rei Midas recebeu de Baco (o deus do vinho e das bacanais e baladas do Olimpo) o dom de transformar tudo o que toca em ouro. Algumas versões narram como isso foi virtuoso no começo, e quão desastroso depois. Era bom tocar em pedras e destinar-lhes valor, mas como comer, se o pão e a maçã também transformavam-se em ouro maciço. Ele arrependeu-se e desistiu do poder implorando a Baco. Passou do amor à riqueza para o amor ao campo.

Engana-se quem pensa que a ligação dessa lenda com a música acaba na minha comparação. Midas passou a cultuar Pã (deus do campo). E agora vem a parte legal.

Uma vez, houve um desafio musical entre deuses. Pã desafiou Apolo(deus da luz e do sol, da verdade e da profecia, do pastoreio, do tiro com arco, da beleza, da medicina e da cura, da música, da poesia e das artes). Pã tocou em sua flauta pastoril um melodia rústica que agradou a Midas. Apolo tocou sua lira e agradou a todos, inclusive a Tmolo, o árbitro da ocasião. Quem venceu? O rei da lira e da música que já tinha ganhado de seu filho Cíniras (que cometeu suicídio por isso) e de Mársias (que, ao perder, foi esfolado vivo). Não para Midas que, por considerar Pã melhor, ganhou orelhas de burro.

Com vergonha, Midas escondeu suas orelhas debaixo de um turbante. Sobre o segredo, uns dizem que foi o cabelereiro quem espalhou, outros que foi a esposa do rei. Mas neste mundo moderno e com o advento da internet, pode ter sido qualquer anônimo.

Posts relacionados

Nx Zero e o plágio [Com quantos plágios se faz um hit?]

Entre covers e plágios: Onde estão as influências?

Anúncios

6 Responses to “Rick Bonadio – Para transformar em ouro”


  1. 31/janeiro/2009 às 3:02 pm

    Gostaria de saber como faço para conseguir falar com Rick Bonadio,pois tem uma dupla de cantores sertanejos que ainda não são famosos mas cantam melhores que muitos que estão na parada. Gostaria de saber se você pode ouvi-los e se pode produzir um CD para eles,pois eles merecem. Garanto que eles cantam melhores que aqueles dos OCS que você Rick produziu. Tem um video deles no YOUTUBE RAFA& ROBSON. Se puder ver e ajudá-los eu agradeço, muito obrigada Monica Maeda.

  2. 2 ANTONIO OSMAR CORGOSINHO - TONY OSMAR
    1/julho/2011 às 11:38 am

    http://www.youtube.com/watch?v=ZN478-2ZASc&NR=1 – “O CURRAL” – TONY OSMAR

    Rick, a musica desse vídeo está relacionado também com o reality show “A FAZENDA” e o programa humorístico do do TOM CAVALCANTI – “O CURRAL” . Sou advogado e estou tentando ser “compositor”. Além dos videos que se encontram no Youtube tenho várias outras composições ainda sem gravar. Gostaria de saber a sua opinião para o futuro contato visando melhorar algumas musicas ou mesmo conseguir um cantor ou cantora profissional para gravá-las. Ok /. Ficarei grato e honrado em receber a sua resposta. Sou admirador da sua grande capacidade profissional e também como jurado do programa IDOLOS.

  3. 3 Antonio Osmar Corgosinho
    1/julho/2011 às 8:48 pm

    Alô Rick, acho que esqueci de mandar o meu e-mail para resposta dos dois comentários anteriores. Ai vai:
    antoniocorgosinho_adv@yahoo.com.br

    Estou aguardando a sua manifestação. Tenho mais de 100 letras para gravar. Gostaria de receber instruções como contratar os seus serviços. ok. Grato.

    Antônio Corgosinho – Tony Osmar


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Principais mensagens

coverblog

escolta alternaniva

Na telha

BlogBlogs

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs
Yoomp

StatCounter

free hit counters

%d blogueiros gostam disto: