25
nov
08

Chinese Democracy – Poucas vezes um trocadilho faz tanto sentido

 

 

Em 24 de novembro de 2008,o jornal chinês Global Times, impresso em inglês e publicado pelo Partido Comunista da China, estampou notícia criticando o disco e seu nome, que considera um ataque às instituições da nação, e o chama de ‘maligno’ e um ‘plano para desestabilizar as instituições chinesas’.

 

 

            Os fãs do Guns n’ Roses na China não conseguiram baixar o novo nesta segunda-feira o álbum “Chinese Democracy” – o primeiro da banda em 17 anos -, que aparentemente é a mais nova vítima da censura por causa de seu título provocador. A faixa título faz críticas ao governo chinês. “Chinese Democracy”, a música, cita o grupo budista Falun Gong, tornado ilegal pelos chineses há quase uma década.

            O país asiático já tomou medidas de censura contra músicas anteriormente: no último mês de agosto, durante as Olimpíadas de Pequim, o Governo do país bloqueou o acesso ao disco Songs For Tibet no iTunes, que reuniu músicas de 17 artistas a favor da independência do Tibete, que vive sob domínio dos chineses há 58 anos. Em março, o Governo chegou a afirmar que ia intensificar a fiscalização sobre shows de artistas estrangeiros no país, depois de Björk gritar “Tibet!” ao final da música “Declare Independence”, em uma apresentação em Xangai. Dias depois, desmentiu a declaração.

            Apesar de não estar disponível nas lojas do país, o álbum podia ser ouvido na íntegra no MySpace – no momento, apenas trechos de seis faixas estão disponíveis para audição na página.

            Ás 14h22, o portal terra divulgou que o site oficial do disco fora bloqueado na China. “O site oficial Chinese Democracy Dot Com teve o acesso bloqueado, enquanto a principal ferramenta de busca do país, o Bauidu.com, também negava acesso a qualquer pesquisa sobre ‘Chinese Democracy’. O ministério da Cultura chinês, por outro lado, parecia desinformado acerca do interesse gerado pela volta do Guns n’ Roses ao cenário musical no Ocidente. ‘É a primeira vez que ouvimos falar disso”, admitiu uma porta-voz sobre o álbum. “Eu não sei se foi proibido. Isso pode ser apenas rumores’, estimou.”

Anúncios

1 Response to “Chinese Democracy – Poucas vezes um trocadilho faz tanto sentido”


  1. 1/dezembro/2008 às 1:31 pm

    vão se decepcionar com a qualidade do album.


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


Principais mensagens

coverblog

escolta alternaniva

Na telha

BlogBlogs

Adicionar aos Favoritos BlogBlogs
Yoomp

StatCounter

free hit counters

%d blogueiros gostam disto: